Upcycle: o que é, para que serve e exemplos

Upcycle de objetos dá nova vida a materiais que seriam descartados.

Upcycle é uma palavra usada para se referir aos objetos que foram criados a partir da técnica do upcycling, que consiste no reaproveitamento de objetos e materiais para criar novos itens, muitas vezes com funções diferentes, sem alterar as principais características do objeto original.
Como funciona o upcycling?
Um item que passou pelo upcycle normalmente possui uma qualidade igual ou melhor que a de seu original. Afinal, muitas vezes ganha um toque de design que valoriza a peça. Entenda melhor o significado do termo ‘upcycling‘, muito em alta no universo da sustentabilidade.

O upcycle de objetos reduz a quantidade dos resíduos produzidos que passariam anos em lixões ou aterros sanitários. Além disso, o upcycling diminui a necessidade de exploração de recursos naturais como matérias primas para a fabricação de novos produtos. Sendo um dos grandes exemplos da Economia Circular, que propõe que os resíduos sirvam de insumo para a produção de novos produtos. Assim, por meio da expansão do ciclo de vida do produto, ele contribui para uma sociedade mais sustentável e preocupada com o aumento das mudanças climáticas e efeito estufa.

O que diferencia o upcycling da reciclagem?

A diferença entre upcycling e reciclagem é que a reciclagem depende da quebra e degradação do material para criar um novo. Já o upcycling é considerado um tipo de reciclagem, afinal, reutiliza esse material, que é feito a partir do estado “natural” do produto fonte.
Alguns exemplos de upcycle:
 

1. Schränk, o tambor de óleo que virou armário

A empresa alemã Lockengeloet fez uso dos esquecidos barris de óleo e os transformou em recipientes com inúmeras possibilidades. Com a ajuda de um abridor de lata especial, duas cordas de violão e dois ímãs, o barril vira um lindo item decorativo.

2. Miss Dondola

Feito por Angela Missoni, o Miss Dondola é um balanço confeccionado a partir de aduelas de barris de madeira conectados por cordas. O projeto de Missoni faz parte de uma iniciativa da organização reabilitadora San Patrignano, cujo objetivo é incentivar a reutilização da madeira através do upcycle.

3. Chevrolet Banco de Jardim 1.0

Kathi Borrego é uma artista especializada em metal reciclado. A partir da porta traseira quebrada da caçamba de uma picape velha de seu pai, Kathi e seu marido, um carpinteiro, trabalharam juntos na confecção de um banco de madeira com os materiais que eles tinham disponíveis em casa.

Segundo Kathy, “Reutilize primeiro, recicle depois”.

4. Luminárias da Vilma

 

As Luminárias da Vilma são itens decorativos resultantes de uma produção nacional — ou quase isso. Vilma Farrell foi jornalista que, durante anos, viveu no Brasil e agora é uma dona de casa e artesã habitante de Nova York.

Vilma é dona da empresa Lâmpada, que vende luminárias feitas com filtros de café reciclados, ganhando notoriedade entre os amantes de luminárias e os amantes de café.

5. Móveis de cinto de segurança

O designer Jason Phillips criou uma série de móveis que utilizam como material primário os cintos de segurança. Os resultados do trabalho de Phillips são móveis relativamente sustentáveis, além de confortáveis. Ou seja, esse tipo de upcycle é responsável pela criação de um produto sem maiores riscos ambientais e que mantém a sua elegância.

Fonte: eCycle.

O que os gaúchos devem fazer com quase 47 milhões de toneladas de entulho
Conversar no WhatsApp
💬 Precisando de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?